Casas com Alpendre: Lindas Varandas ao Redor
O alpendre – varanda em volta da casa, na frente, atrás ou dos lados, é charmoso e frequente em chácaras e casas de fazenda. O alpendre pode ser decorado com bastante vida: plantas, cores e natureza em abundância para dar mais frescor e um toque de descontração e alegria à casa!
1. Antes de tudo, é preciso saber que quando falamos em casa com alpendre estamos nos referindo a casas que possuem uma estrutura que conta com uma extensão coberta que tem como base as pilastras ou os pilares.
2. Essa extensão vai além da estrutura da casa, como uma espécie de borda que fica externa ao local, indo além do espaço onde está instalada sua base.
3. Ideal para construir áreas cobertas, sobretudo em casas que contam com um amplo espaço, apostar em uma casa com alpendre com certeza poderá tornar o seu projeto muito mais aconchegante.
4. Nessa inspiração, conseguimos perceber que essa estrutura não precisa seguir por todos os lados da casa, havendo casos onde ela aparece somente na fachada, por exemplo.
5. Por sinal, na fachada a estrutura ganha um maior destaque, além de ter funcionalidade, já que mantém o espaço coberto e protegido de eventos como a chuva,
6. Diante dessa proteção, podemos fazer um amplo uso da área, incluindo a criação de uma área com sofás e cadeiras para aproveitar com a família e também receber visitas.
7. Vale considerar ainda que existem muitas formas de planejar a sua casa com alpendre, considerando tamanho, forma e também os materiais que serão utilizados.
8. Quanto aos materiais, vemos de maneira mais comum o uso da madeira, que oferece resistência, durabilidade e beleza ao espaço.
9. Mas é preciso ter atenção, já que eventos naturais como a chuva e até mesmo ventos fortes podem ocasionar danos a madeira, sendo preciso optar por uma proteção a mais para o material.
10. Para isso, a sugestão é que faça uma generosa camada de verniz, já que o material nos garante maior segurança e durabilidade diante do uso do item.
11. Inclusive, essa proteção vale também quanto aos cupins, evitando que eles alcancem a madeira e gere danos a ela, podendo abalar a própria estrutura da casa.
12. Caso queira montar uma área gourmet, que é basicamente um espaço de lazer com área para churrasco e outras atividades, o alpendre também pode ajudar.
13. Essa acaba se tornando uma forma de aproveitar a própria estrutura da casa sem que precise criar um outro espaço no terreno como área gourmet.
14. Como as pilastras são muito seguras, ainda pode aproveitá-las para incluir ganchos para redes. O resultado é uma área ideal para relaxar, sobretudo em meio a natureza.
15. Para cobrir essa área, o que vemos de mais comum é o uso de telhas, dando um acabamento bonito e clássico ao ambiente, incluindo suas bordas que vão além do limite das pilastras.
16. No entanto, ainda que o uso de telhas seja o mais recorrente, pode optar por outros materiais. Entre eles, as principais sugestões ficam por conta do forro e do concreto.
17. A extensão criada pelo uso do alpendre tem um tamanho bastante variável, assim pode organizar melhor o tamanho de área que deseja para o seu projeto.
18. Para que faça sentido a sua colocação, o ideal é que tenha ao menos a extensão similar a de um corredor, já que dessa forma poderá ser mais utilizado.
19. Na inspiração abaixo, podemos admirar uma casa pequena com alpendre, funcionando muito bem e tendo base somente na fachada, enquanto as laterais e a parte do fundo contam somente com a extensão a mais do telhado.
20. A técnica pode ser utilizada também em casa com andar. Ou seja, é uma ideia que acaba sendo facilmente adaptada a diferentes modelos de casas.
21. Para conectar o alpendre com uma área externa como a piscina, basta incluir o item na fachada ou nos fundos da casa, o que gerá um visual bem interessante.
22. Com isso, teremos um acesso facilitado para um espaço coberto quando necessário, além de que o alpendre gera uma área mais confortável para estar por perto da piscina mesmo que não queira entrar.
23. Por exemplo, nessa inspiração vemos que o alpendre segue com um maior espaço vertical, gerando uma espécie de corredor que vai até a piscina.
24. Nesse caso, a pilastra está presente somente na lateral da casa, gerando uma área aberta apenas nessa parte para que tenha conexão com o ambiente externo onde está a piscina.
25. Em casas de campo, o alpendre é ainda mais comum, já que geralmente é um local onde não temos mais área livre, incluindo espaço verde para nos conectar com a natureza.
26. Falando em natureza, uma ideia bem legal é inserir plantas no alpendre, especialmente espécies trepadeiras que farão com que ele conte com uma bela decoração natural.
27. Para plantas com pé direito mais alto, a ideia também funciona, bastando adequar todas as medidas para que esteja de acordo com a devida harmonia pensada para o projeto.
28. Outra dica é investir em uma boa iluminação, o que fará com que esse espaço interno possa ser utilizado também durante a noite.
29. E claro, caso tenha uma área maior, invista na colocação de móveis para o seu melhor aproveitamento. Cuidado somente para que eles sejam fáceis de movimentar para conseguir protegê-los em dias de chuva muito fortes, por exemplo.
30. Esperamos que tenha gostado de conhecer mais das casas de alpendre junto conosco, conferindo possibilidades incríveis para tornar sua casa ainda mais bonita e aconchegante!