99 Salas Pequenas decoradas

Mesmo que haja pouco espaço disponível na sua sala, o que tem se tornado cada vez mais comum em novos projetos tanto de casa quanto de apartamento, é possível investir em uma decoração bonita e claro, funcional!

Pensando nas possibilidades para isso, organizamos uma lista de sugestões com imagens que vão te inspirar e dicas que serão fundamentais para essa organização. Confira a seguir e já vá separando suas ideias preferidas:

1. Quando o assunto é decoração, ter pouco espaço se torna um desafio que nos motiva a pensar em formas de otimizar a área disponível. E ao nosso favor, temos diferentes ideias que podem auxiliar nesse sentido.

2. Entre as inspirações de salas pequenas decoradas, podemos conferir diversas técnicas que nos ajudam a dar uma impressão visual mais ampla para o cômodo, o que é importante para quem mora em um apartamento pequeno, por exemplo.

3. E o melhor de tudo é que grande parte das ideias trazidas por aqui, serão bem simples, tendo uma fácil aplicação e não necessariamente demandando que faça uma grande reforma.

4. Nesse sentido, queremos começar te indicando o uso das prateleiras, uma vez que manter tudo organizado é uma forma de aproveitar bem o espaço, sem deixar que uma grande quantidade de elementos pese diante dele.

5. E além disso, as prateleiras ganham tanto valor estético quanto funcional, uma vez que trazem uma maior beleza para o ambiente ao mesmo tempo em que nos auxiliam na armazenagem de itens.

6. Um detalhe é que os itens colocados nelas irão se manter visíveis,  por isso é interessante que adicione também elementos decorativos para compor cada prateleiras, incluindo plantas e quadros, por exemplo.

7. Aqui, vemos prateleiras de madeira em diferentes tamanhos, compondo bem o espaço ao redor da televisão e auxiliando na decoração.

8. Caso a sua parede onde fica a televisão não tenha tanta área livre nas laterais, pode adicionar somente uma prateleira superior, lembrando de medir corretamente antes da colocação para que fique alcançável.

9. Para economizar, sugerimos que faça as prateleiras de forma artesanal, podendo utilizar pallet para isso. Inclusive, o mesmo material se tornou a base do rack a seguir:

10. Ainda unindo beleza e funcionalidade, temos como dica o uso do painel para televisão, trazendo uma forma de manter fios bem organizados e não visíveis.

11. Outro ponto é que o painel suspenso faz com que o espaço do rack não seja utilizado pela televisão, deixando essa área livre para adicionar outros itens.

12. E como os móveis planejados são bem-vindos quando falamos em salas pequenas decoradas, vemos aqui esse painel planejado com prateleiras e gaveta na parte inferior.

13. Deixando a parte de baixo livre, ela poderá se tornar o lugal perfeito para guardar objetos como livros, sons e até mesmo para incluir decorações nas partes que são mantidas visíveis, como ocorre no topo do móvel.

14. As mesas são essenciais quando falamos em sala de estar, e caso tenha pouco espaço, nossa dica é que opte pela mesinha lateral.

15. Na prática, a mesa de centro, que é o modelo mais comum, acaba diminuindo muito o espaço entre o sofá e a televisão, atrapalhando até mesmo a circulação de pessoas quando já se tem pouco espaço.

16. Dessa forma, colocada ao lado do sofá os itens adicionados acima da mesa ficarão alcançáveis sem que ocupe um espaço importante para o dia a dia da casa.

17. Assim, essa mesinha pode se tornar o lugar ideal para incluir arranjos de flores e objetos usados no cotidiano enquanto estamos na sala, a exemplo do controle da televisão.

18. Confesso que a ideia se torna ainda melhor quando apostamos em modelos como esse trazido logo abaixo, com espaço interno que pode ser usado para o armazenamento de objetos.

19. Outro ponto interessante dessa inspiração é que a mesa possui exatamente a mesma medida lateral do sofá, criando harmonia entre os elementos que compõem o espaço.

20. A partir de mesas como essa, será possível aproveitar o espaço superior para incluir decorações, enquanto a parte inferior serve como suporte para guardar itens de maneira organizada.

21. Confira ainda a sofisticação desse próximo modelo, que é simples e ao mesmo tempo muito elegante. Nesse tipo de decoração, o menos tende a ser mais!

22. Por falar em elegância, veja ainda esse modelo de mesa dupla, com duas superfícies disponíveis para compor os objetos da forma que preferir.

23. Indicamos que faça a mesa de forma planejada, assim terá conexão com relação ao sofá no que diz respeito a altura e medida lateral. Como a ideia é que a mesa lateral fique bem ao lado dele, funciona bem.

24. Nessa próxima imagem que trouxemos como inspiração para você, ainda vemos a presença de mesa lateral, mas o que chama nossa atenção mesmo são os quadros!

25. Pensando no ponto de vista decorativo e não necessariamente funcional, os quadros podem ser os responsáveis por dar vida e personalidade para sua sala, deixando o cômodo muito mais aconchegante.

26. E afinal, qual a relação deles com a sala pequena? A verdade é que os quadros ocupam espaços aéreos como a parte acima do sofá, um local onde normalmente nada seria colocado.

27. Ou seja, com eles nós podemos aproveitar um espaço que tende a ser inútil na sala, fazendo com que ganhe uma bela utilidade e deixe a casa com cara de lar.

28. Vale citar ainda como ponto positivo, a grande versatilidade de modelos disponíveis no mercado, incluindo diferentes tamanhos e estilos em suas figuras.

29. Caso não queira fixar os quadros diretamente na parede, pode incluir uma prateleira como base para eles. Assim, quando quiser mudar a decoração, já terá uma base fixa onde colocar outros itens.

30. Você provavelmente já ouviu falar sobre a tonalidade do cômodo interferir muito na impressão que ele passa, não é mesmo? E isso diz respeito também ao espaço.

31. Com relação a isso, nossa sugestão é que pinte sua sala com tons claros, incluindo especialmente o branco e o bege como opções super válidas.

32. O que vemos na prática é que o uso de cores claras favorece uma melhor iluminação, deixando todo o espaço mais claro e, por consequência, dando a impressão visual de que ele é maior do que realmente é.

33. Isso porque as cores claras possuem a capacidade de refletirem melhor a luz, seja ela natural ou artificial.

34. Sendo assim, a sugestão é para que possa pintar de branco tanto as paredes quanto o teto, que são locais que irão ser mantidos em destaque diante da montagem do cômodo.

35. Mas se você não quiser necessariamente apostar no branco ou bege, que foram cores já citadas, pode usar o cinza em uma variação bem clarinha como a que vemos a seguir.

36. E, no geral, cores claras combinam muito bem com elementos em madeira, te dando a possibilidade de investir em itens desse material.

37. E sabemos que muitos de nós queremos seguir as dicas de decoração, mas também dar o nosso toque ao espaço. Então, pode contar com ideias criativas e modernas como a parede de tijolinhos.

38. Adicionar textura ao ambiente não necessariamente vai interferir na questão do espaço de maneira significativa, mas com certeza poderá deixá-lo muito mais bonito.

39. Geralmente, esse acabamento é feito a partir do uso de concreto leve, dando um ar rústico ao ambiente, e com isso colaborando para sua originalidade.

40. Outra possível textura é a parede de gesso, que pode adquirir formatos diversos, sempre com foco na sofisticação do espaço onde é inserido.

41. Porém, sabemos que gesso é um material caro e pode ir além do orçamento que está disponível. Por isso, fica como sugestão as placas adesivas.

42. Na própria internet, pode encontrar muitos modelos dessas placas sendo vendidas, e você poderá fazer a aplicação de forma simples, já que há adesivos autocolantes atrás de cada placa.

43. Lembra que ao falarmos das cores para a sala pequena, citamos a importância de cores claras para a iluminação? Por isso, nada mais justo que falarmos também da iluminação em si.

44. Falando especialmente da luz artificial, indicamos que priorize o uso daquelas em tom quente, que darão um ar acolhedor e intimista para a sala de estar.

45. Dentro disso, nossa outra indicação é que combine diferentes tipos de luzes, incluindo a indireta e geral.

46. Nesse caso, foram adicionados pequenos pontos de luz de LED para possibilitar a iluminação indireta, criando um espaço bem confortável.

47. Um dos lugares indicados para esse tipo de iluminação é a parte acima da televisão, já que assim não vai precisar ligar todas as luzes enquanto estiver assistindo algo.

48. Já dessa vez, a iluminação amarela foi adicionada como uma faixa superior, não interferindo tanto na televisão por conta da prateleira que está no meio entre a luz e a TV.

49. O que acha de uma parede de espelhos? Essa ideia não é tão comum assim, mas acredite, na prática nos traz um efeito bem interessante quanto a otimização do espaço.

50. Colocado de forma estratégica em pontos da sala que já recebem uma maior iluminação, os espelhos serão os responsáveis por refletir a mesma.

51. Ou seja, é como se a iluminação ganhasse ainda mais força, criando uma visão de espaço amplo no quesito visual.

52. Para isso, não necessariamente precisa fazer uma parede inteira de espelhos. Nesse caso, um modelo menor foi adicionado na direção em que chega a luz natural a partir da janela, sendo um detalhe pontual e que fez toda diferença.

53. Ao montar uma sala decorada pequena, é importante que a gente pense cuidadosamente na escolha de cada móvel, especialmente naqueles que não podem ficar de fora desse cômodo, a exemplo do sofá.

54. Uma sugestão da qual gosto muito para espaços pequenos é o sofá retrátil, que pode se manter fechado no dia a dia por conta do espaço, mas abrindo sempre que for preciso.

55. Em apartamentos, além de ter uma sala pequena, é comum que todos os espaços sejam pequenos, nem sempre havendo um quarto para visitas. Assim, o sofá pode funcionar como cama quando necessário.

56. Veja a seguir como ele fica fechando, sendo um sofá convencional e que ocupa pouco espaço, especialmente por ser um sofá de somente dois lugares.

57. Já quando abrimos, o espaço é maior, nos dando mais conforto. Mas perceba que a distância com relação à televisão se torna mínima, impossibilitando que seja usado dessa forma no cotidiano.

58. Os valores para ter um sofá como esse são bem variáveis, mas em média, considerando modelos simples de dois lugares, a faixa de preço a ser considerada é de cerca de R$1.000.

59. Ao buscar por modelos, pode encontrar também o sofá reclinável, que tem as costas móveis. Mas acredite, o modelo retrátil é mais prático, uma vez que a parte do assento já estará livre para ser puxada.

60. Ao apostar na funcionalidade de modelos como esse, também não vai precisar deixar o conforto de lado, havendo muitos modelos de qualidade disponíveis no mercado hoje.

61. Nessa imagem com o sofá bem aberto, consegue ver o espaço usado por ele. Não esqueça de, antes de comprar, medir como ele ficará dessa forma para ter certeza de que vai funcionar na sua sala.

62. Caso você precise de um sofá com mais lugares, pode apostar no sofá em L, que tem esse nome por se parecer com o formato da letra, uma vez que ocupará duas paredes da sala.

63. Como muitas vezes ao menos uma das laterais da sala acabam não sendo utilizadas, ter esse sofá é uma forma de comportar mais gente sem que precise tirar nada do cômodo.

64. Entre os modelos de sofá em L que podemos encontrar, há aqueles com medidas reduzidas, que são mais facilmente adequados à sala pequena decorada.

65. Além disso, nossa dica é que escolha o móvel em tom claro, que não vai pesar tanto no ambiente e não vai gerar uma impressão reduzida do tamanho dele.

66. Nesse caso, bem no meio do sofá foi adicionado uma mesa de centro. Como o sofá em L é maior, pode ser mais complicado seguir a dica que demos da mesa lateral.

67. Outra forma de obter mais espaço, pensando até mesmo nas visitas que irá receber, é incluir assentos como poltronas, que podemos mudar de lugar com mais facilidade sempre que necessário.

68. Há muitos tipos de assentos, incluindo bancos, cadeiras e outros modelos de poltrona. Em comum, todos eles podem ser usados no canto de uma sala pequena sem interferir tanto no espaço dela.

69. Aqui, o tipo de assento usado foi o Puff, que ao mesmo tempo em que é confortável, é leve e pequeno, facilitando sua utilização diante da área.

70. Com essa próxima inspiração, queremos chamar atenção para o sofá, mais especificamente para as almofadas usadas para compor a beleza do mesmo.

71. Indicamos o uso de almofadas por serem uma decoração simples e acessível, de baixo custo e com muitas possibilidades de cores e estampas.

72. Junto com elas, pode também incluir itens como uma manta no sofá. Detalhes como esses são muito importantes para destacar como tem pensado na decoração do local.

73. Esse, por exemplo, é  um conjunto de almofadas. Se tem medo de errar na composição dos modelos, apostar em um kit já fechado se torna uma opção segura e bem bonita.

74. Mais uma vez, o assunto entre as dicas se torna a iluminação. Mas agora, em específico, queremos te trazer inspirações de salas pequenas que são beneficiadas pela presença da luz natural.

75. Durante o dia, o fato de ter uma sala como essa vai te fazer diminuir muito os gastos com energia, já que toda luz necessária está sendo oferecida gratuitamente pelo espaço externo.

76. Ao mesmo tempo, ter uma grande fonte de luz como janelas grandes ou sacadas, também demanda atenção para que se mantenha a privacidade dos moradores.

77. A boa notícia é que podemos contar com iluminação e privacidade de forma simultânea. Para isso, aposte em cortinas em tons claros e material mais leve.

78. A seguir, vemos uma sala conjugada com espaço gourmet feito na sacada do apartamento, criando um belo aproveitamento do espaço e criando conexão direta entre os cômodos.

79. Para uma sala tão pequena quanto essa, muitos truques podem ser usados, incluindo deixar um espaço abaixo do painel para colocar puffs, que poderão ser guardados ali enquanto não estiverem sendo usados.

80. Quando a casa ou o apartamento é pequeno por completo, que tal apostar em conjugar espaços? Isso significado unir as ideias dos cômodos em ambientes conectados.

81. Por conta do melhor aproveitamento do espaço que podemos fazer dessa maneira, é muito comum que sala de estar seja conjugada com a sala de jantar ou cozinha.

82. Para isso, a ideia é que não aposte em divisórias, pois deixar o espaço livre e aberto é um dos fatores que vai colaborar para que aproveite bem a área disponível.

83. Mas claro que não basta juntar tudo! É preciso pensar em como isso será feito, inclusive para que haja conexão real entre os espaços a partir de um mesmo estilo de decoração.

84. Nesse caso, a sala foi conjugada com a cozinha, e ambos os espaços possuem tons claros e elementos em madeira. Ou seja, acabam apresentando harmonia entre si.

85. Abaixo, perceba como a prateleira acima do painel da televisão se estendeu até a mesa de jantar, sendo esse um dos elementos que faz com que os espaços interajam entre si.

86. Ainda é possível deixar tudo conjugado: Sala de estar, sala de jantar e cozinha. Na prática, você pode se surpreender como dá certo!

87. Falamos muitos dos elementos em cor clara, mas aqui tanto o sofá quanto a mesa de jantar são escuros. Ainda assim ficou lindo, considerando a parede e teto em tonalidade clara.

88. Dicas que já mencionamos antes também aparecem quando vemos salas conjugadas. Agora, é a vez da indicação do espelho aparecer novamente para te inspirar!

89. Com um pouco de organização, dá para fazer um pouco de tudo que imagina. Aqui, a sala conta com um bar lateral que é ideal para receber visitas.

90. Ao invés de deixar a mesa com duas laterais livres, deixe somente uma delas disponível, fixando a outra em uma parede ou, nesse caso, em uma bancada com pia.

91. A ideia de ter uma lateral livre a menos na mesa também foi usada aqui, mas dessa vez a base para que isso acontecesse foi o espelho.

92. E olha só a iluminação se destacando novamente! Dessa vez, isso ocorreu pela fita de Led adicionada no painel da televisão, assim como no lustre acima da mesa de jantar.

93. Com a luz natural, também podemos valorizar os espaços. Porém, mesmo com isso, não deixe de apostar em pontos de luz artificial para quando não puder contar com essa iluminação naturalmente.

94. Essa mesa planejada foi montada de uma forma que aproveitou bem o espaço, além de que segue o uso do mesmo revestimento da parede.

95. Por mais que acabe perdendo um lugar de assento, os benefícios são maiores com relação ao espaço, e na prática com certeza poderá perceber isso.

96. Considere também que menos é mais quando o assunto é decoração, uma vez que pesar demais na quantidade de elementos usados, vai gerar uma impressão bagunçada com facilidade.

97. Por isso, foque o uso da decoração com itens minimalistas, não deixando muitas coisas à mostra na montagem visual da sala.

98. Por exemplo, no painel, mesmo com muito espaço disponível, vemos uma decoração contida, ainda deixando espaço livre tanto na parte superior quanto inferior.

99. E finalizamos a nossa lista de sugestões com essa última inspiração. Esperamos que tenha gostado de conferi-las junto com a gente para que não te faltem ideias de como otimizar o espaço da sua sala.