30 Varandas Fechadas e Decoradas: Dicas Especiais!

As varandas fechadas são ideais para ampliar espaços e garantir privacidade. Varandas fechadas com vidro, grades de ferro, blindex, madeira ou outros materiais, o que importa mesmo é apostar em uma decoração que contenha elementos que remetam ao ar livre e à natureza para deixar o ambiente com mais vida e com a cara das varandas tradicionais, mesmo fechadas!

Decorar a casa pode não ser a tarefa mais simples do mundo, afinal, ideias vão surgindo e quando menos esperamos não temos nada feito. Porém, em alguns casos é necessário a nossa mão para melhorar alguns detalhes em nossa residência. Um desses detalhes é a varanda.

Varandas fechadas: por que fazer isso?

Você já deve ter pensado: “Por que fechar a varanda? Se o intuito é ter um ambiente mais ao ar livre e aberto?

O que acontece é que em muitos locais as varandas fechadas ajudam em alguns fatores que são eles:

  • Diminuir a incidência de luz natural no ambiente;
  • Diminuir a quantidade de ventos;
  • Diminuir o ruído oriundo da parte externa do prédio;
  • Ter mais privacidade e;
  • Ampliar os ambientes internos.

Cada um desses motivos, ajuda no melhor aproveitamento do ambiente, tirando o que pode atrapalhar e fazendo uma melhoria para toda a casa.

Como diminuir a quantidade de luz natural e ventos fechando minha varanda?

Alguns locais sofrem com uma maior quantidade de luz natural e em alguns casos o sol é tão forte que ilumina toda a casa e chega a refletir no piso, fazendo um brilho extra ao ambiente.

Tentando evitar esse problema, fechar a varanda com vidros temperados que não são translúcidos. Estes vidros impendem que o sol adentre o ambiente completamente, já que eles possuem uma espécie de película que retém a iluminação excessiva.

Uma forma de fechar a varanda que vem sendo utilizada é com madeira, ela age como uma persiana, que além de permitir a passagem de um pouco de luz, também entra a ventilação natural.

Esses mesmos métodos para diminuir a entrada de iluminação podem e são utilizados para diminuir a incidência dos ventos, por isso escolha bem como irá fechar a sua varanda.

Diminua os ruídos

E como os grandes centros possuem muitos ruídos, a maioria das pessoas se sente incomodada com o excesso do barulho produzido nas ruas.

Quando for fechar a sua varanda, verifique se o vidro escolhido é próprio para diminuir esse excesso de ruído, alguns são tão finos que vibram e acabam não tendo o efeito esperado.

Tenha mais privacidade

Provavelmente você já sabe, mas fechar a varanda faz com que você tenha mais privacidade, já que impede a visibilidade externa, assim como o fumê do vidro dos carros.

Amplie os ambientes

Esta dica é seguida por muitas que querem integrar a sala com a varanda, essa atitude faz com que a sala ganhe o espaço da varanda e este seja incorporado a decoração geral da casa.

Em alguns casos, os decoradores gostam de fazer grandes varandas gourmet para que a varanda se torne a atração principal da casa.

Confira mais fotos com modelos de Varandas fechadas!

Quaisquer dicas de varandas fechadas vale a pena quando se faz um planejamento. Fechar uma varanda não é uma tarefa muito simples, por isso procure um profissional habilitado para fazer seu projeto e lembre-se contratar profissionais de renome na hora da instalação!

E acredite, você não precisa dispor de um grande valor disponível para decorar sua varanda e tornar o lugar agradável. Para isso, plantas e móveis de madeira, por exemplo, já ajudam bastante.

Além desses modelos poderem ser planejados e reproduzidos com uma maior facilidade, é um tipo de material que dura bastante e não costuma sofrer grandes danos mesmo com a passagem do tempo.

Mas é claro, a madeira pode aparecer no seu projeto de forma mais sofisticada, apenas em alguns detalhes e focando acima de tudo em uma decoração clean.

A principal intenção de fechar e decorar a varanda é a de criar um novo cômodo aconchegante e devidamente funcional para sua casa ou apartamento, aproveitando mais do seu espaço.

Com isso, terá um espaço fresco, com contato com a natureza e devidamente confortável tanto para aproveitar momentos livres quanto para receber suas visitas.

Uma dica é montar a sua varanda conjugada com a sala de estar, removendo a divisão entre os espaços e fazendo com que a casa passe uma impressão de ser maior do que realmente é.

Isso nos permite contar com um conforto ainda maior, sem deixar de lado os benefícios de uma varanda, como a entrada de ar e luz que ainda poderemos ter.

Pensando no aspecto funcional da sua varanda, ela pode se tornar também uma lavanderia. Para que tenha outros usos além desse, a dica é apostar no disfarce feito com armários.

Até mesmo espaços menores como studios e kitnets costumam contar com uma varandinha. E como o espaço de modo geral é pequeno, fazer uso dessa área ajuda a aproveitá-lo por completo.

Caso possa investir um pouco mais, a dica é que aposte no uso de móveis planejados. Apesar de sair um pouco mais caro, eles vão ajudar a criar a área ideal na sua varanda.

Em casas, a varanda pode estar próxima a outras áreas funcionais como uma piscina ou jardim, contribuindo para que seja ainda mais utilizada.

E não precisa se preocupar, existem diferentes modelos de cobertura para a janela, além da colocação de grandes, o que se mostra fundamental em apartamentos.

Tratando desses aspectos que se mostram importantes tanto para a privacidade quanto pela segurança, o local será ainda melhor, principalmente caso tenha crianças em casa.

14. Olha só que lindo ficaram esses sofás! Devidamente confortáveis por conta do estofado utilizado, contribuem para que esse se torne um excelente lugar para descansar.

Caso queira, ainda pode incluir armários, frigobar e outros itens, facilitando a armazenagem de itens e o acesso a bebidas, por exemplo.

As possibilidades são diversas e de modo geral se mostram muito positivas para aproveitar o espaço da varanda e fazer com que se torne mais útil.