54 Plantas para Sala que vão Dar Vida ao Ambiente!
Conteúdo
Confira uma seleção com 54 plantas para sala e inspire-se para deixar o cômodo mais verde e cheio de frescor! Plantas para sala, até mesmo artificiais, sempre são uma boa aposta para a decoração de casa, trazendo mais vitalidade aos espaços. Na sala não é diferente. O ambiente pode ganhar uma cara nova, ficando mais bonito de um jeito super natural!
Plantas para Sala de Estar
1. Começamos as inspirações pensando em plantas que funcionam bem para sala de estar, e entre as principais delas podemos destacar a Bromélia, já que é bastante adaptável.
2. Além disso, um detalhe importante a ser levado em consideração sobre essa planta é que ela não demanda muitos cuidados. Ou seja, ter uma dessas não irá impactar tanto na sua rotina.
3. Nesse sentido, o que vai manter mais atenção é a necessidade de manter sua umidade, e em alguns momentos transportar o vaso onde está para espaços externos, proporcionando ventilação.
4. Outra planta indicada para esse espaço é a Pacová, que funciona bem para praticamente qualquer ambiente interno, uma vez que espaços de luz indireta já são suficientes para o seu desenvolvimento.
5. Diante de uma folhagem extensa em tom de verde vibrante, ela proporciona um destaque a mais para a decoração do cômodo, dando a ele um lindo toque de cor que pode ser combinado com diferentes decorações.
6. Porém, um alerta deve ser feito caso você tenha pets em casa, pois a planta é tóxica e pode ser prejudicial para os animais. Então, busque manté-la sempre em uma altura maior nesses casos para impossibilitar o contato.
7. Se você quer dar um ar florido para sua sala, a dica fica por conta do lírio da paz, que é essa planta na cor branca, responsável por transmitir tranquilidade para o espaço onde é inserida.
8. Contudo, essa é outra planta que pode ser tóxica para os pets. Caso os tenha, vale a mesma sugestão dada no caso do Pacová, onde pode utilizar um vaso mais alto ou até mesmo um suporte para ele.
9. Em geral, o Lírio tende a florescer por cerca de duas vezes por ano, entre o verão e a primavera. No restante do tempo, ainda poderemos contar com a beleza de suas outras fases complementando a decoração.
10. Ainda para sala de estar, queremos te sugerir a Peperômia. Com folhagens que seguem um padrão interessante, não costumam crescer muito e por isso podem ser utilizadas para decorar a mesa de centro, por exemplo.
11. Uma outra maneira de utilizá-la é como planta pendente, como nesse caso onde foi adicionada a prateleira acima da televisão.
Plantas para Sala de Jantar
12. E é claro que não deixaríamos de trazer ideias para a sala de jantar, começando já de cara trazendo a Samambaia como inspiração, sendo uma planta ornamental bastante popular.
13. Ela conta com folhagens que possuem um aspecto caído, e justamente por conta disso são utilizadas no formato pendente, ganhando destaque no espaço aéreo do cômodo.
14. Para isso, pode apostar nos suportes de texto ou até mesmo prateleiras mais altas, conforme aconteceu nessa inspiração onde há a sala de estar conjugada com a cozinha americana.
15. Agora a sugestão é a Costela de Adão, que pode ser usada como centro de mesa para decorar a sua sala de jantar. Em casos como esse, é colocada diretamente na água para que possa durar por mais tempo.
16. O fator mais marcante sobre a espécie é o fato de ter folhas grandes e vazadas, gerando uma impressão visual que realmente lembra bastante a disposição das costelas.
17. Ela tende a crescer bastante quando mantida em vasos, mas nesse formato não requer muitos cuidados, além da troca de água periodicamente.
18. Pensando em dar um aspecto mais delicado para sua sala de jantar, as flores são ótimas opções. Entre elas, a nossa primeira sugestão é a orquídea, símbolo de elegância e sofisticação.
19. Ela pode ser encontrada em diferentes tonalidades, mas resolvemos focar especialmente na orquídea branca, já que essa cor neutra agrada a mais pessoas e pode ser combinada com os ambientes de forma mais fácil.
20. Inclusive, outro ponto positivo é que é simples encontrar a orquídea como planta artificial. Assim, não precisa de cuidado nenhum além de fazer a limpeza para que não acumule sujeira.
21. Já para dar um toque mais vibrante de cor à sua sala de jantar, que tal apostar no uso do Antúrio? Essa planta exótica se adapta com facilidade em espaços fechados, não precisando de muita luz.
22. Vale citar ainda que é uma planta resistente e apresenta versatilidade quanto ao modo com o qual será colocado na decoração. A seguir, por sinal, vemos a planta em um belo vaso.
Plantas para Sala pequena
23. Se você tem pouco espaço, pode ficar tranquilo, pois existem maneiras de usar uma planta na sua decoração sem que gere uma aparência de acúmulo pelo excesse de elementos no cômodo.
24. Para que isso se torne possível, plantas suspensas são ótimas opções! Sinal disso é a Jibóia, planta bastante utilizada no formato pendente, o que faz com que possa aproveitar um espaço que normalmente não seria utilizado.
25. Como suporte para ela, pode colocar prateleiras. Esse elemento ainda servirá como base para a colocação de outras decorações, complementando bem a decoração.
26. Invista também em plantas que não crescem tanto, sendo esse o caso do cacto, por exemplo. Mas atenção, essa é uma planta que precisa de luz solar, então vai funcionar somente se tiver uma boa entrada de luz ou disponibilidade para transportá-lo para área externa em parte do dia.
27. A sugestão é que ele seja usado de canto. Inclusive, essa é uma dica interessante: Adicionar uma decoração pontual no canto da sala gera a impressão visual de que ela é mais clara do que realmente é.
28. Ainda pode conquistar um destaque a mais através da escolha do vaso. No modelo presente abaixo, vemos uma moderna estampa geométrica que conversou bem com a decoração do espaço.
29. Para dar cor ao ambiente sem apostar em flores necessariamente, a dica é a planta cróton, que reúne folhagens de diferentes tonalidades, mudando inclusive de acordo com o período do ano.
30. Porém, o Cróton não se adapta com muita facilidade a locais com ar-condicionado, se desenvolvendo melhor diante da ventilação natural. Por isso, não é uma opção caso tenha o aparelho na sua sala.
31. Ela também deve ser evitada caso tenha animais de estimação ou até mesmo crianças, por ser uma planta tóxica. Outra opção é colocá-la em um suporte mais alto para evitar que seja alcançada.
32. Seguindo com as sugestões organizadas para você, trouxemos como inspiração a Espada-de-São-Jorge, planta que cresce verticalmente e não impacta tanto os elementos que estão ao seu lado, colaborando para o aproveitamento do espaço.
33. Para que seja mantida, demanda pouca água e não exige grande incidência solar. Por conta disso, é bastante resistente e se adequa a rotinas onde não há muito tempo para os cuidados da planta.
Plantas para Sala com Vaso grande
34. Caso tenha uma sala maior, é interessante que invista em plantas a serem comportadas em vasos grandes, o que irá colaborar bastante para uma decoração mais sofisticada.
35. Para isso, pode apostar no uso de plantas como a palmeira, já que para combinar com um vaso grande. é preciso considerar uma planta que corresponda a estatura do mesmo, gerando um resultado harmônico a partir da combinação.
36. Além de escolher um vaso grande, pode incluir um suporte para ela, colaborando para que adquira uma altura maior e chame muito mais atenção no contexto geral da sala.
37. Uma ideia da qual gosto bastante diz respeito à planta Pata de Elefante! Ela não só pode como deve ser mantida em vasos grandes, já que a sua raiz é extensa e o vaso precisa acompanhar o crescimento da mesma, evitando a necessidade de trocas ao longo do tempo.
38. Quanto ao vaso em si, deixamos como indicação aqueles que são feitos de cerâmica, que é o caso desse com acabamento fosco. Entre os seus benefícios, está o fato de favorecer o crescimento da planta a partir da manutenção de temperatura.
39. Olha só como ficou o resultado entre os sofás! Nessa mesma imagem, podemos perceber também que a planta cresce bastante, então é fundamental que sua sala corresponda a altura necessária para comportá-la.
40. Chegou a vez de falarmos sobre a Árvore da felicidade, que não possui esse nome por acaso e é bastante conhecida entre as pessoas que buscam transmitir boas energias em seu lar, sobretudo em espaços comuns como a sala.
41. Para conseguir mantê-la na sala de modo que o crescimento seja favorecido, é preciso que o espaço conte com uma boa iluminação natural. Além disso, será preciso evitar o uso de ar-condicicionado, sobretudo em temperaturas baixas, pois ela tende a preferir ficar em temperatura ambiente.
42. Com relação ao vaso, escolha um que possua ao menos 40cm de diâmetro, pois a planta cresce bastante e o ideal é que o vaso não esteja no limite das medidas, o que dependendo do material pode fazer até mesmo com que ele seja quebrado.
43. Já essa planta é a Pau d’Água, que ao contrário da Árvore da felicidade pode ser usada em salas onde se faz uso do ar-condicionado, tendo uma adaptação muito boa a diferentes temperaturas.
44. Suas folhagens crescem bastante e geram um excelente resultado, mas para manter é interessante que realize podas, evitando que chegue a crescer muito para os lados.
Plantas para Sala com pouca Luz
45. Pensando em você que tem uma sala com pouca luz, trouxemos dicas de plantas que se desenvolvem sem muita luminosidade. Logo de cara, queremos te sugerir a Comigo-Ninguém-Pode para esses casos.
46. Ela é bem versátil e pode ser usada até mesmo em vasos menores, sendo colocada em cima de prateleiras e mesas. Quando colocada diretamente no chão, fica excelente no canto da sala.
47. Apesar da luz não ser um fator tão importante para o seu desenvolvimento, é importante que faça uso da planta em espaços arejados, com bastante circulação de ar.
48. A Hera, por sua vez, é uma planta de folhagens pequenas e delicadas que pode ser usada de forma suspensa a partir da colocação de prateleiras aéreas que servem como suporte para ela.
49. Um benefício bem interessante da Hera é que ela apresenta a capacidade de purificação do ar, eliminando tóxinas que nos ajudam até mesmo na melhora da qualidade do sono.
50. Olha só como ficou lindo esse vaso suspenso! Aplicar ganchos no teto já ajudam bastante para obter um resultado tão bonito quanto esse.
51. Antes de concluirmos esse post, queremos te falar sobre a planta Singônio que nos apresenta a belas folhagens. E é bom ressaltar que caso você more em uma região fria, cultivá-la em ambientes internos é essencial.
52. Essa planta se desenvolve melhor em temperatura ambiente, e assim como a Hera consegue auxiliar na purificação do ar, fazendo bastante diferença quando colocada na sala.
53. Já com relação aos cuidados, é interessante que coloque a planta próxima à janela, para que possa receber a luz indireta especialmente no período da manhã e final da tarde.
54. Com tantas inspirações incríveis, agora chegou o seu momento de escolher suas plantas preferidas para colocar na sala e garantir uma beleza única para o cômodo. Esperamos que tenha gostado das dicas!