+40 Plantas para Jardim Delicadas e Imponentes!

Confira múltiplas opções de plantas para jardim para decorar a sua área externa com delicadeza e muita pompa! A composição de plantas para jardim poderá ter de tudo: desde plantas delicadas até às mais imponentes, totalmente verdes ou floridas com um colorido ainda mais especial!

1. Agave-dragão é uma planta muito utilizada em paisagismo, normalmente sendo combinadas com outras espécies para que possam compor o jardim.

2. Já pensou em ter mini bananeiras em seu jardim? Mas calma, apesar de minis elas ainda são grandes, ideais para áreas com um maior espaço disponível.

3. Um canteiro de copos de leite também é encantador! Assim, podemos contar com toda a beleza e delicadeza dessas flores.

4. Que tal essa bananeira-ornamental logo na entrada de casa? Ela é grandiosa, e por conta disso não passa despercebida.

5. Outra opção para o jardim é fazer com que ele forme um belo corredor na parte lateral da casa, conforme foi feito com a helicônia rostrata na inspiração abaixo.

6. Bromélias se dão bem tanto dentro quanto fora de casa, e por isso tem um uso bastante amplo em meio aos jardins!

7. A costela-de-adão é uma planta resistente e de fácil cultivo, que conta com folhagens amplas e vazadas, sendo esse o detalhe mais marcante de sua aparência.

8. Antúrios vermelhos dão mais beleza a qualquer espaço! Diante de uma cor bastante vibrante, chamam bastante atenção.

9. Xanadus são ótimos para quem quer arbustos mais compactos: sua altura não passa de 1,2 metros.

10. Ave-do-paraíso é outra opção de planta para jardim, com belas flores de brinde e contando com uma aparência bastante exótica.

11. A jiboia gigante é uma planta que atinge grandes proporções na área externa e exige poucos cuidados, tornando mais simples a sua manutenção.

12. A palmeira azul com folhas em leque é uma boa alternativa para quem dispõe de mais de espaço, já que crescem muito.

13. Singônios também são plantas resistentes, lidando bem com situações adversas, como solo seco, sol e chuva.

14. Comigo-ninguém-pode: essa plantinha já dá o recado no nome, sendo símbolo de proteção. Mas cuidado: ela é tóxica!

15. Cacto-barril ou “assento de sogra” é outra opção interessante para o seu jardim, tendo um formato mais arredondado que é bem diferente.

16. É preciso ter cuidado somente caso tenha animais de estimação com acesso ao jardim, já que a espécie é marcada pela presença de espinhos.

17. Samambaias também ficam lindas no jardim, desde que sejam protegidas da ação do frio e das variações extremas.

18. O lírio-da-paz gigante se desenvolve bem até mesmo na sombra, dando origem a belas flores brancas que contrastam com o verde intenso de suas folhas.

19. O pacová ou babosa-de-pau é uma planta brasileira linda, que se adapta muito bem a ambientes com claridade.

20. Se você quer um jardim e tem espaço para plantas grandes, considere a Iuca ou agulha-de-adão como uma alternativa.

21. A espada-de-São-Jorge também fica muito bonita em canteiros, crescendo de forma horizontal e podendo ser aliada a presença de outras plantas.

22. Outra demonstração da beleza estonteante do lírio-da-paz, sobre o qual já falamos e aqui aparece em um outro formato de jardim.

23. O hibisco de açúcar é uma planta tropical que rende flores lindas e vistosas, considerando cores vibrantes e diversas como o vermelho.

24. A copernicia fallaensis é uma das espécies mais altas entre as palmeiras, além de que suas folhas possuem partes espaçadas em um acabamento arredondado.

25. A amaryllis ou açucena é uma planta florífera perfeita para canteiros. Apesar da delicadeza, ela conta com uma excelente resistência.

26. Esse jardim ganhou ainda mais cores com o canteiro de hortênsias, que são formadas em arranjos responsáveis por unir diversas flores.

27. Originária do México, a piteira-do-caribe é bastante utilizada como planta ornamental e por conta disso tem sido cada vez mais presente em projetos de paisagismo.

28. As folhagens do cróton são bem exuberantes, dando outra vida para o jardim diante de todas as cores as quais nos apresenta.

29. Quem gosta de cores vibrantes também pode apostar em trepadeiras com flores amareladas, a exemplo das alamandas.

30. Dracaena reflexa ou canção-da-Índia é outra planta com folhagens coloridas, com crescimento lento!

31. Para quem quer montar um jardim imponente, outra sugestão fica por conta da pata de elefante, planta que tem esse nome justamente pela sua base maior.

32. Essa espécie pode alcançar cerca de 5 metros de altura, por isso o ideal é que a mantenha já fixada ao solo, uma vez que a troca de vasos acaba sendo uma tarefa complicada.

33. Um detalhe interessante é que ao longo do outono é possível que surjam flores brancas em meio as suas folhagens, fazendo com que a planta se torne ainda mais bonita.

34. Para jardins menores, pode apostar na união de diferentes suculentas. Elas podem ser encontradas em cores e formatos diversos para isso.

35. Diante de uma capacidade de adaptação bem interessante, os cuidados com essas plantinhas são simples, incluindo regas bem espaçadas.

36. Você já ouviu falar sobre o Buxinho? Esse é um tipo de arbusto ornamental que pode crescer bastante, demandando a realização de podas para que assuma o seu formato mais clássico.

37. Isso porque é comum que a espécie seja vista com o formato presente nas inspirações trazidas: pequenos e com um acabamento arredondado.

38. Esse tipo de poda valoriza suas folhagens e faz com que o uso para a decoração de jardins seja ainda mais positivo para o seu visual.

39. Para proporcionar mais cor e delicadeza ao seu jardim de forma simultânea, pode incluir nele a Onze-horas, uma planta que tem um ciclo anual de vida.

40. Por isso, caso opte por ter uma dessas, precisa fazer mudas antes que morra para plantar novamente e acompanhar por mais uma vez o seu belo ciclo de vida.