Nichos para Cozinha: +50 Ideias de Como Utilizar!

O nicho para cozinha é uma excelente aposta para deixar o ambiente mais organizado, funcional, moderno e mais bonito. Os nichos vão bem em cozinhas americanas, junto com prateleiras e armários, em cozinhas pequenas e podem ser de madeira, MDF e até feitos com caixotes! Confira aqui uma seleção de 50 ideias diferentes, ousadas, criativas e também convencionais de nichos para cozinha e se inspire para mudar o visual desse ambiente em sua casa!

1. Um só nicho na cozinha pode fazer a diferença na decoração. O nicho de madeira retangular acima da bancada recebe objetos decorativos.

2. Os nichos para cozinha quadrados e retangulares distribuídos de maneira irregular e em cores diferentes dão um toque de descontração ao ambiente.

3. Aqui o grande nicho para cozinha retangular, vazado e com prateleiras, foi delicadamente decorado com utensílios fofos de cozinha, criando, também, mais um espaço funcional.

4. Os grandes nichos para cozinha que se cruzam são de madeira e também incrementam a decoração, dando destaque ao ambiente.

5. Os nichos na cozinha em MDF, retangulares e com tamanhos diferentes são dispostos de forma milimetricamente organizada e bem definida.

6. Os nichos na cozinha estilo colmeia trazem sofisticação ao local.

7. Os nichos da cozinha podem ser o destaque do local, com um tom que destoa daquele que predomina no ambiente. Esses são menores, destinados à decoração.

8. Os nichos quadrados na cozinha são dispostos em posição alternada, mantendo-se o equilíbrio visual. A madeira pura também tem um toque rústico.

9. Aqui os diversos nichos na cozinha planejada se misturam aos armários aéreos, em MDF.

10. Uma cozinha com nichos em uma cor mais forte ganha mais vida e alegria! A cor escolhida neste modelo foi a amarela, que também está presente em outros detalhes.

11. Os nichos brancos em MDF são clássicos e vão bem em qualquer ambiente. Esses também substituem os armários aéreos.

12. Diferentes formas podem ser combinadas para compor a decoração da cozinha com nichos. Eles servem não só para guardar os utensílios domésticos, mas também objetos decorativos.

13. O nicho para cozinha de madeira acrescenta sofisticação e elegância ao ambiente. A decoração pode ser feita com os próprios utensílios, como taças de vinho e peças mais coloridas para dar mais frescor ao ambiente.

14. O nicho pequeno em MDF para cozinha tem a vantagem de encaixar com facilidade em qualquer espaço, o que é de grande valia para quem não tem uma cozinha planejada e quer complementar a decoração com um móvel funcional.

15. Que tal utilizar caixotes como nichos de cozinha? Eles complementam a decoração e adicionam espaço extra até nas cozinha com decoração mais sóbria e elegante, dando um toque rústico e descontraído ao local.

16. Nessa cozinha pequena os nichos decorados acima da pia fizeram toda a diferença!

17. Os nichos para cozinha de madeira rústica substituíram os armários suspensos, acompanhando o estilo do ambiente, mais  retrô.

18. Aqui o formato dos nichos para cozinha é mais convencional. Colocá-lo acima da pia é uma ótima opção, tanto para a funcionalidade e praticidade, quanto para a visibilidade do mesmo e a possibilidade de mesclar os utensílios com os objetos decorativos em um só local.

19. Os armários brancos podem ganhar um ar arrojado e moderno com os nichos para cozinha em madeira intercalados.

20. Se você gosta de cores fortes, aqui está um modelo de nicho para cozinha com espaço para bebidas perfeito! Azul é uma cor que sempre agrada e traz descontração ao ambiente.

21. Seguindo na paleta de cores mais fortes, não é incomum ver a cor amarela em cozinhas. Os nichos amarelo nesse ambiente podem combinar com outro móvel, como a mesa, ou mesmo objetos decorativos.

22. Mesmo em espaços menores dá para encaixar os nichos na cozinha! Aqui a solução foi colocá-los na vertical e deixá-los bem estreitinhos. Os espaços criados ainda deram para armazenar xícaras.

23. Mais um nicho para cozinha onde o uso da madeira se destaca pela beleza e sofisticação do material.

24. Em uma cozinha planejada os nichos podem receber eletrodomésticos, como o forno elétrico e o micro-ondas, além de criar espaços decorativos.

25. Como o modelo é inteiramente planejado, o resultado acaba sendo ainda melhor, já que contará com medidas bem específicas para combinar com o projeto e atender as suas necessidades.

26. Dessa forma, o nicho pode acabar ganhando o mesmo acabamento dos armários, sendo acoplado a eles e garantindo um visual bem bonito para a cozinha.

27. Um ponto negativo é que a colocação desse espaço acaba encarecendo o projeto. Mas é claro, o resultado vale a pena, especialmente para quem precisa de mais espaço.

28. A limpeza pode acabar se tornando mais complicada em nichos aéreos, já que o acesso não é tão simples. Esse é um outro ponto que precisa ser levado em consideração.

29. Mas, de modo geral, as vantagens acabam sendo maiores, em especial para quem tem pouco espaço e precisa se organizar diante dele.

30. A impressão passada também é de maximização da cozinha, fazendo com que a gente não precise necessariamente comprometer outras áreas como a bancada.

31. Inclusive, muitas pessoas acabam dispensando por completo o uso de armários, já que os nichos são mais baratos e acabam cumprindo a mesma função de armazenamento.

32. O resultado fica bem bonito, sobretudo pela diversidade de opções que o nicho nos dá, incluindo formatos e tonalidades que fogem do óbvio,

33. Porém, considere uma diferença importante entre o nicho e o armário: No caso do nicho, não temos portas.

34. Ou seja, todos os itens armazenados ficarão completamente visíveis, demandando uma organização mais atenta para que não gere a impressão de cozinha bagunçada.

35. Lembra que falamos sobre versatilidade? Para te inspirar, trouxemos também o uso do nicho presente em cozinhas mais escuras.

36. Para esses casos, a principal indicação é que o utilize em madeira ou até mesmo na cor dos armários, o que pode ser adquirido graças a pintura.

37. Caso opte pelo tom natural da madeira, que eu confesso ser uma das minhas opções preferidas, a dica é passar uma camada generosa de verniz em sua finalização.

38. Isso vai contribuir para que o seu nicho dure por muito mais tempo, já que o nicho funciona como uma camada extra de proteção para o item.

39. A essa altura você já conhece bem a funcionalidade dos nichos, mas além disso pode aproveitar para admirar a beleza que proporciona à cozinhas.

40. Quanto a isso, podemos frisar o uso do nicho em variados contextos, podendo se adequar a estilos que vão desde o clássico até o mais moderno.

41. Essa sofisticação ocorre principalmente quando o nicho é colocado em projetos com cores que propiciam contraste diante dele, fazendo com que se destaque ainda mais.

42. E, no caso de quem já tem armários suspensos, o nicho é usado como um toque final para a decoração. Ou seja, podemos sim usar para guardar itens, mas de maneira mais pontual e organizada.

43. Para contribuir para a impressão de sofisticação, nossa dica é o uso de uma iluminação abaixo do nicho. Para isso, uma fita de led já vai te ajudar bastante.

44. Caso o nicho esteja conectado ao armário suspenso, a luz pode ser aplicada no meio entre eles.

45. Quanto ao preço, isso é bastante variável. Por exemplo, caso deseje colocar em prática a ideia com caixotes, pode acabar não gastando praticamente nada, enquanto o custo em projetos planejados é mais elevado.

46. Caso queira um modelo mais simples em MDF, podemos encontrar modelos disponíveis a partir de R$50 ou até um pouco menos dependendo de fatores como o seu tamanho.

47. Já os nichos em madeira natural e tratada acabam sendo mais caros, girando em torno de R$200 em tamanhos que comportam eletrodomésticos, por exemplo.

48. Para usar a madeira de forma mais econômica, pode optar por você mesmo montar o nicho, o que é bem simples caso tenha os materiais necessários para isso.

49. Vale considerar que em uma cozinha planejada, além do custo do nicho em si, há um acréscimo na etapa do projeto, já que é um elemento a mais no qual pensar.

50. As ideias são muitas e esperamos que elas tenham te ajudado a chegar ao melhor modelo para usar na sua cozinha! Confira também outros posts que temos por aqui.