Jardim Tropical: Tudo que precisa saber
Investir na área verde de residências tem se tornado algo cada vez mais frequente, já que além de beleza esses espaços são capazes de nos conectar ainda mais com a natureza, trazendo um aspecto mais iluminado e harmônico, sobretudo para espaços externos.
É nesse sentido que surge o Jardim tropical, uma ótima maneira de combinar plantas e formar um visual lindo. Para isso, separamos logo abaixo diversas inspirações sobre a ideia, bem como as principais informações sobre. Siga conferindo:
1. O nome jardim tropical surge justamente pelo fato desses projetos de paisagismo contarem com a presença de plantas tropicais, além das subtropicais que também podem se fazer presentes.
2. Mas se engana quem pensa que a ideia é voltada somente para regiões que contam com esse clima, já que além das áreas tropicais, esse modelo de jardim pode ser adaptado para diversas outras regiões.
3. O mais importante é que o espaço escolhido por você conte com a interferência direta da luz solar, já que o calor propiciado por ela já será suficiente para o desenvolvimento de cada planta.
4. Ainda sobre o espaço a ser selecionado, considere os mais diversos deles nesse sentido, indo desde os menores até os maiores, uma vez que o projeto pode ser adaptado nesse quesito.
5. Sendo assim, são amplas as maneiras de conquistar um visual mais colorido e bonito para sua casa, fazendo com que possa desfrutar de uma área muito mais aconchegante a partir do uso do Jardim tropical.
6. No entanto, é preciso considerar que além da escolha inicial, ao longo do tempo será fundamental manter cuidados para o desenvolvimento saudável das plantas.
7. A boa notícia é que, se tratando de um jardim tropical, poderá se preocupar muito pouco com a realização de podas, já que elas não demandarão uma grande constância e a irregularidade se torna até bem-vinda diante do visual.
8. Isso ocorre principal pelo uso de folhagens mais densas que são naturalmente irregulares. Sendo assim, não precisam seguir um crescimento de forma tão específica para que cumpram com sua função visual.
9. Por sinal, o volume e crescimento irregular das plantas se torna algo positivo para a aparência gerada ao jardim, criando contraste uma com as outras e dando ainda mais destaque para a sua aparência.
10. Por outro lado, algo que merece sua preocupação é a água, já que a rega deve ser feita regularmente em um jardim tropical, evitando que as folhagens sequem e acabem morrendo.
11. Esse é um dos motivos que contribuem para que muitas vezes o jardim tropical seja montado próximo a piscinas, inclusive na beirada da mesma. Mas, ainda assim, essa não é uma regra.
12. Sistemas específicos de rega podem te ajudar em todo caso, sem contar na execução manual da tarefa que pode se tornar bastante gostosa em meio a área verde construída e zelada.
13. Mas é claro, caso possa fazer o seu jardim tropical em uma área que já tenha proximidade com a água, pode ajudar muito, ressaltando inclusive a beleza das folhagens utilizadas.
14. Já quanto aos demais elementos utilizados juntamente com as plantas para complementar o visual desse espaço, os mais rústicos passam a ganhar destaque, mostrando serem uma boa possibilidade.
15. Nesse quesito, podem destacar a presença de acabamentos como tijolos aparentes em pilastras, o que se conecta bastante com a intensidade das cores das plantas usadas em jardins tropicais.
16. Ao mesmo tempo, se você gosta de uma decoração mais clean e já a possui, não será preciso mudar. Isso porque o verde já ganha um destaque bem especial em qualquer contexto!
17. Mas com certeza uma das melhores combinações inclui elementos em madeira próximos ao jardim tropical. No caso da inspiração abaixo, o material está presente do deck da piscina e ficou lindo.
18. Um aspecto que interfere bastante quando falamos no Jardim tropical é a presença de uma boa iluminação. Por isso, além da natural, pode investir em pontos de LED bem focados.
19. Nesse caso, uma fita pode ser colocada no solo e ligada durante a noite, por exemplo. Dessa maneira, ao longo de todo o dia poderá contar com um destaque a mais no seu jardim tropical.
20. Além de um projeto paisagista profissional, você pode apostar em criar o seu próprio jardim tropical. Para isso, a sugestão é que comece delimitando o espaço onde ele será organizado.
21. Com o passo anterior tendo sido devidamente cumprido, é hora de selecionar as espécies de plantas tropicais e subtropicais com as quais deseja contar no seu jardim, planejando a disposição de cada uma delas.
22. Dentre as espécies mais indicadas para investir no verde, está o Filodendro, uma folhagem bastante ampla que tende a crescer consideravelmente, fazendo com que seu jardim possa ter um destaque vertical bem interessante.
23. Em meio a outras espécies como a palmeira, agave e a bananeira ornamental, pode construir um visual que mescla diferentes tons de verde, o que fica muito bonito.
24. Porém, também dá para ter pontos mais vibrantes de cor em seu jardim tropical, o que é ideal para gerar contraste com o verde, chamando muito mais atenção.
25. Em ambos os casos, pode fazer uso de vasos para facilitar o transporte das plantas caso tenha essa pretensão futura. Nesse sentido, a dica é vasos de cerâmica, que são resistentes e lindos.
26. Diretamente colocado no solo, a combinação do jardim também fica interessante. E para os jardins tropicais com pontos de cor, sugestões envolvem o Abacaxi roxo e a Maranta.
27. A Bromélia é uma outra planta tropical que faz sucesso, apresente nuances distintas de cor ao longo das suas folhas, o que gera um forte contraste.
28. Caso tenha um espaço pequeno, pode apostar em plantas que vão desde o médio até o pequeno porte. Nesse caso, as regas serão ainda mais simples de serem realizadas.
29. Já o local onde dispor desse jardim pode incluir desde a fachada da casa até corredores externos e áreas de lazer, te dando uma vasta pluralidade de ideias nesse sentido.
30. Esse post vai ficando por aqui, mas aproveite para dar uma olhada também em outras ideias já reunidas para o seu jardim que poderão ficar incríveis!