Janelas de Madeira – 30 Modelos Incríveis!
As janelas de madeira imprimem sofisticação ao ambiente e podem estar em projetos de casas com qualquer estilo de design, seja mais rústica ou moderna. Você pode optar por janelas com vidro, de madeira veneziana, coloniais, antigas e com grades e desfrutar da elegância, da durabilidade e da originalidade que elas oferecem.
Confira agora dezenas de modelos de janela de madeira que irão inovar e impactar o ambiente de forma única e sensacional, seja na sala, no quarto ou na cozinha!
1. A madeira certamente entre os principais materiais quando pensamos em janelas, nos proporcionando diversas vantagens do ponto de vista funcional, além de uma beleza única.
2. O seu uso consegue remeter tanto a ideias mais clássicas quanto a um estilo rústico e moderno, dependendo principalmente do modelo escolhido e dos demais aspectos presentes na decoração.
3. Dessa forma, uma das suas principais vantagens está na versatilidade, nos permitindo contar com o seu uso em diferentes contextos e a partir de variadas intenções.
4. Além disso, ainda quanto a versatilidade, as janelas de maneira podem ser utilizadas em diversos ambientes, conquistando um destaque especial na fachada das casas.
5. Nesse espaço em específico, o mais comum é que as janelas sejam combinadas com porta no mesmo material, gerando uma harmônia para a frente do seu lar.
6. Nesses casos, pode até mesmo optar por uma variação entre as tonalidades de madeira presentes nas janelas e portas. Com isso, terá um contraste único!
7. E é claro, precisamos levar em consideração também a funcionalidade das janelas, que proporcionam uma maior circulação de ar nos espaços e fazem com que se tornem mais confortáveis, sobretudo em dias quentes.
8. Esse também é um elemento essencial para que possa tornar o seu ambiente mais iluminado, pois as janelas colaboram para a entrada de luz, em muitos casos dispensando a iluminação artificial durante o dia.
9. Entre os modelos de janelas de madeira, está esse basculante com parte fixa abaixo, uma ideia moderna e que pode ser facilmente combinada com espaços de decoração clean.
10. O Basculante também é muito utilizado em cômodos como o banheiro, fazendo com que possamos contar com a circulação de ar ao mesmo tempo em que ainda mantemos nossa privacidade.
11. Isso porque trata-se de uma janela pequena, instalada em áreas mais altas justamente para que não haja visão de um lado para o outro.
12. Seguindo com as sugestões específicas de modelos de janela de madeira, há também o presente na inspiração abaixo, que como diferencial conta com portas de correr.
13. Se você tem pouco espaço essa pode ser a melhor opção, pois poderá colocar móveis próximos a ela sem problemas, já que para abrir não irá precisar de espaço livre.
14. Associado a madeira, outro material que aparece frequentemente junto a ela é o vidro, que em muitos casos faz uma barreira de segurança, ideal para janelas instaladas no 1º andar ou acima.
15. Além disso, o vidro pode estar presente também nas portas da janela, fazendo com que a união entre ambos os materiais gere um aspecto bastante diferenciado.
16. No entanto, ainda que o vidro esteja presente, há muitas maneiras de destacar a madeira, começando pelas janelas com extremidades maiores como no modelo abaixo.
17. Há ainda as janelas mais convencionais como essa, que abrem normalmente para dentro ou para fora, dependendo do que deseje fazer durante a instalação.
18. Uma dica para fazer uso do item é combinar a janela de madeira com outros móveis voltados para o uso do mesmo material, criando um espaço com peças que se combinam entre si.
19. Pensando em casas de campo, de praia ou até mesmo em quem mora em áreas mais abertas, onde há um certo contato com a natureza, as janelas mais amplas são ideais.
20. A ideia funciona até mesmo para apartamentos, onde a colocação de janelas de maneira nos permite ter um melhor contato com o mundo exterior mesmo que esteja em andares mais altos.
21. A durabilidade é outro ponto positivo quando falamos na janela de maneira, pois o material é bastante resistente e apresenta um bom desempenho mesmo diante da passagem do tempo.
22. Sinal disso são as próprias construções históricas, que ainda conseguem manter suas janelas de madeira originais após séculos. Ou seja, a necessidade de trocar esse item não é algo comum.
23. Uma dica é que, caso queira fazer a instalação dessa janela a conectando com uma área externa, utilize um toldo na parte de fora para proteger o item de eventos como a chuva, por exemplo.
24. E para dar um toque ainda mais especial para a sua janela de madeira, a sugestão fica por conta dos modelos coloridos como esse em amarelo.
25. O processo de pintura da madeira é ainda mais simples do que parece e você mesmo pode fazer, te permitindo apostar desde os tons mais vibrantes até os mais neutros.
26. Para isso, use uma madeira que ainda não foi pintada, ou retire a tinta caso prefira, e lixe bem o material para que possa receber melhor a tinta. Acredite, isso fará toda diferença no resultado final!
27. E calma, antes de pinta ainda precisa utilizar um primer específico para madeira. Isso irá deixá-la preparada e vai contribuir para que a fixação da cor escolhida seja melhor.
28. Com todos os passos feitos, basta escolher o tipo de tinta e a cor de sua preferência para pintar a janela. O ideal é que repita o processo de pintura para um melhor resultado.
29. Após pintar, pode optar por passar o verniz caso deseje, e assim esperar até que a tinta seque por completo para que possa fazer a instalação sem danos a pintura.
30. Diante disso, as ideias se tornam ainda mais amplas e contribuem para que possamos aproveitar da versatilidade tanto do material quanto do item, sem contar nas possibilidades de customização.