Cortineiro Iluminado: Modernos e Elegantes para Todos os Cômodos

Versátil e apresentando um excelente custo-benefício, o Cortineiro iluminado é um elemento que faz toda a diferença para a decoração, destacando outros elementos presentes nela e colaborando para um belo toque de luz.

Para entender como colocar essa sugestão em prática e conferir todas as principais informações como preço e aplicação, continue dando uma olhadinha a seguir, tenho certeza que poderá se inspirar!

1. Técnica que nunca sai da moda, o Cortineiro iluminado é uma excelente sugestão para quem busca criar um espaço aconchegante, podendo ser utilizado em diferentes cômodos da casa.

2. Dessa forma, podemos obter pontos positivos como sofisticação e luminosidade para qualquer projeto, sendo um toque que faz toda diferença no resultado final da decoração.

3. Assim, na prática se torna uma faixa de luz que conecta a cortina com o teto, passando até mesmo a impressão de que o espaço é mais amplo do que realmente é.

4. Essa luz é possibilitada a partir do uso de uma fita de LED que pode ser facilmente aplicada e tem tonalidades diversas para que se adeque ao que prefere.

5. Mas é importante citar que apesar do LED ter uma fácil aplicação, o projeto acaba sendo feito em gesso, e por conta disso é interessante que busque por um profissional especializado.

6. Inclusive, é comum que se crie um pequeno vão com o gesso para incluir o LED um pouco mais acima do padrão do teto, fazendo com que a profundidade colabore para a dissipação da luz.

7. No caso da luz amarela, o resultado se torna ainda mais aconchegante, passando a impressão de um espaço intimista, que favorece momentos de conforto.

8. Entre os outros benefícios dessa luz, estão até mesmo a sensação de tranquilidade e calmaria, podendo controlar os ânimos e proporcionar um melhor relaxamento.

9. Levando os aspectos citados em consideração, esse tipo de luz acaba sendo muito usado em espaços como o quarto, principalmente de casal.

10. E é claro que esse ponto de luz já se destaca por si só, mas também pode ser aliado a outros elementos para proporcionar mais luminosidade ao espaço, inclusive de forma indireta.

11. Outra possibilidade que vale a pena considerar é a luz mais fria, que nesse caso vemos principalmente em espaços comuns como a sala de estar ou jantar, por exemplo.

12. Essa luz acaba tendo um uso mais frequente e é ideal para destacar elementos do ambiente, principalmente se a sua decoração já é voltada para tonalidades neutras e frias.

13. A fita de LED aplicada ao cortineiro proporciona luz não somente a cortina em si, mas para todo o ambiente. Por conta disso, em muitos momentos do dia acaba dispensando o uso de uma luz mais intensa.

14. Quanto às sancas de gesso associadas ao projeto, vemos que elas podem ser tanto abertas quanto fechadas, e além disso incluem mais LED para o restante do ambiente.

15. Nesse caso, vemos o uso sendo feito na sala de jantar, criando um espaço aconchegante para que possa reunir amigos e familiares para a realização de refeições.

16. Na sala de TV, o cortineiro iluminado é utilizado principalmente no estilo embutido, que é ligado ao teto para que a decoração obtenha ainda mais destaque.

17. Há ainda a opção do estilo de cortineiro iluminado sobreposto, que é aplicado na parte interna do forro da cortina, colocando para uma luz suave e indireta.

18. Ambas as ideias funcionam muito bem, incluindo desde espaços pequenos quanto os que são mais amplos e podem apresentar uma maior faixa de LED na decoração.

19. Vale considerar detalhes mais específicos que vão ajudar na execução do seu projeto, fazendo com que além de bonita, essa ideia se torne também funcional para o dia a dia da casa.

20. Assim, é importante que haja um ponto elétrico para o controle de ligação e desligamento do LED, facilitando o acesso a estrutura para que seja acionado quando desejar.

21. Pense também sobre a potência da luz usada, já que isso vai interferir no nível de luminosidade adquirido. Ou seja, caso queira uma luz indireta e suave, as mais fracas acabam sendo indicadas.

22. Já para uma luz mais intensa, usada principalmente para cômodos como sala de estar, um LED com efeito mais iluminado se torna bem-vindo.

23. Quanto ao custo, uma média interessante para te guiar é de cerca de R$120 por cada metro linear, ou seja, em uma mesma parede.

24. E acredite, o custo-benefício é excelente, já que com o uso dessa fita é possível diminuir de forma considerável o consumo de energia.

25. E se atente, o sugerido é que o cortineiro seja um pouco maior que a janela ou porta na qual será aplicado, considerando uma sobra de pelo menos 15cm.

26. Essa sobra é o ponto chave para a aplicação do item, já que com isso poderemos ter um espaço livre para o encaixe do trilho, fazendo com que funcione de maneira devida.

27. Já com relação a altura da cortina, isso vai depender do seu ambiente, mas no geral é indicado que também haja uma pequena sobra de pelo menos 10cm.

28. Nesse espaço com decoração neutra, pontos de LED foram adicionados ao redor da sanca, proporcionando uma luz ainda maior ao cômodo.

29. A ideia funciona inclusive para espaços conjugados, já que a luz proporciona uma maior integração entre eles. É justamente o que ocorre nessa ideia de sala de estar e de jantar conjugadas.

30. Esperamos que as inspirações e informações trazidas aqui tenham te ajudado a visualizar formas de aderir a essa ideia no seu projeto, não deixe de conferir mais sugestões de decoração aqui no site!