Camarão amarelo: 50 Inspirações da Planta da Beleza e harmonia
Diante do desejo de obter um jardim que seja capaz de chamar atenção pela beleza que reflete, diversas espécies de plantas podem ser sugeridas, mas é claro que aquelas com tons mais vibrantes acabam tendo um destaque a mais.
Sinal disso é a Camarão amarelo, uma espécie de beleza única e tom vibrante que faz com que não passe despercebida, se combinando muito bem com outras plantas e podendo formar um paisagem realmente especial.
Mas é claro, antes de adquirir a planta é fundamental que possa ter em vista as principais informações sobre a planta, e é justamente sobre isso que seguimos falando logo abaixo. Confira:
1. A formação de suas flores lembra a aparência de um camarão, mas diante da tonalidade intensa de amarelo, é claro que a cor também passou a nomear essa planta que hoje tem estado em uma crescente valorização.
2. Podendo ser conhecidas de outras maneiras, como pelo nome de Camarão-imperial, essa é uma planta que floresce de forma muito bonita, encantando a todos pelo tom vibrante que apresenta nesse período.
3. De aparência exótica, ela acaba se tornando uma opção e tanto para quem deseja investir em um paisagismo moderno e original, sem que para isso seja preciso deixar de lado a beleza.
4. Mas além da beleza que é realmente um ponto forte, há ainda outras características que contribuem para o aumento da popularidade do Camarão amarelo nos últimos anos, sobretudo associadas ao seu cultivo.
5. Nesse sentido, podemos começar mencionando que é uma espécie de fácil adaptação, o que significa dizer que pode estar presente nas mais diversas regiões independente do clima que possuem.
6. Sua origem está ligada ao Peru, e diante da proximidade que existe com o Brasil, logo chegou também ao nosso país se adaptando mesmo diante de temperaturas mais elevadas.
7. De tal maneira, é visto nessa planta uma possibilidade e tanto de realizar um cultivo simples, sem grandes riscos da planta não vingar em razão de questões que não podemos controlar, a exemplo do próprio clima. Mas é claro, como qualquer espécie ela também nos demanda certos cuidados.
8. Mas mesmo diante dos cuidados necessários, podemos visualizar certa praticidade. Quanto às regas, elas devem ser feitas somente quando percebemos que o solo está seco, não demandando uma rotina tão intensa nesse quesito.
9. E atenção, a dica é que molhe apenas de maneira superficial, sem deixar a planta encharcada. Ao mesmo tempo, o período de rega deve ser espaçado conforme a necessidade, mas não pode deixar de lado essa etapa tão importante para o seu desenvolvimento e manutenção.
10. Já a luz solar é muito bem-vinda quando falamos da planta Camarão amarelo! Por isso, a sugestão é que opte por deixá-la em espaços de sol pleno ou ao menos locais de meia-sombra, como os próximos a janelas.
11. Caso opte por fazer o plantio em um vaso e queira movimentar a planta para receber esse Sol, indicamos que ela leve ao menos quatro horas recebendo os raios solares, e a etapa deve ser repetida diariamente.
12. Falando em vasos, um outro detalhe que vale a pena levar em consideração é o fato da espécie conseguir ser cultivada em diferentes espaços, inclusive diretamente no solo, o que se torna comum nas fachadas de casas, por exemplo.
13. No entanto, vasos ou outros suportes que permitam a movimentação da planta surgem de modo mais interessante, contribuindo para que possamos retirá-la da chuva ou vento forte, o que pode danificar sua flor.
14. Já que falamos na flor da Camarão amarelo, se prepare para uma curiosidade! Na verdade, a cor da sua flor é branca, havendo algumas pétalas que podemos visualizar mesmo acima da parte amarela.
15. Sendo assim, o que ocorre é que a camada amarela surge como um modo de proteger a parte interna, onde está a flor branca, fazendo com que muitas pessoas acreditem que a própria flor é a parte amarela em questão.
16. E é ao longo dos meses mais quentes que sua floração costuma acontecer, nos apresentando a uma formação linda e repleta de significados, capaz de contribuir positivamente com muitos projetos paisagistas.
17. Um outro detalhe a ser dito é que a beleza fala muito sobre a planta, mas não é o único detalhe sobre ela, que também possui significados associados a energia, nos levando a acreditar que é capaz de realizar atrações positivas.
18. Dessa forma, o cultivo do Camarão amarelo é constantemente recomendado para pessoas que estão buscando o alinhamento de energias para adquirir paz e harmonia na sua vida de modo geral.
19. Ainda com base na sua simbologia, essas características podem ser melhor adquiridas quando colocamos a planta em um local como a sala de estar. Mas se a sua questão for no trabalho, por exemplo, pode deixá-la na sua mesa.
20. Inclusive, ela é uma ótima opção para você que está passando por uma fase de mudanças na vida, pois permite a chegada de energias positivas para a nova etapa, atraindo a abundância daquilo que é bom para ela.
21. A boa notícia é que já tendo se popularizado por grande parte da América do Sul, encontrar o Camarão amarelo não é uma tarefa tão complicada hoje, te permitindo adquirir o seu com certa facilidade.
22. Ainda nesse sentido, há vendas da planta já florescendo, mas pode realizar o cultivo desde sua fase inicial, bastando escolher por um solo bem fertilizado, bem como um vaso que propicie sua drenagem de maneira devida.
23. Vale citar também que logo nas primeiras semanas de cultivo já poderá visualizar o crescimento das suas raízes, crescendo de maneira bastante rápida e logo te permitindo admirar sua beleza quando já melhor desenvolvida.
24. Para manter os cuidados, temos dicas importantes! Por exemplo, na hora de regar, evite que as folhas entrem em contato com a água, sendo necessário focar na região do solo para a realização do processo.
25. Graças a essa técnica, vai evitar que a planta precise lidar com o surgimento de fungos, ou seja, poderá manter a beleza e saúde da mesma intacta diante desses danos ao mesmo tempo em que colabora com seu crescimento.
26. Falando em crescimento, essa é uma planta que pode alcançar cerca de 1 metro de altura, um porte bastante interessante, mas para o qual leva tempo até que seja alcançado.
27. Em razão disso, a princípio pode ser cultivada em vasos pequenos, demandando mudanças somente diante da passagem do tempo, o que ocorre de forma simples, apesar de exigir cuidado.
28. Como esse é um detalhe que chama muita atenção, fica incrível em jardins planejados, dando um destaque a mais para áreas externas, ainda que consiga se adequar bem a espaços internos também.
29. Diante de toda a facilidade para que apresenta uma planta como essa, com certeza vale a pena considerar o cultivo, uma vez que os cuidados necessários não exigirão tanto tempo em meio a sua rotina e ainda temos um belo significado espiritual com o qual contar.
30. E é claro, existem ainda outras dúvidas recorrentes para o cultivo da planta, como a realização de podas. Quanto a isso não há uma regularidade específica, dependendo mais de como percebe o desenvolvimento da planta.
31. Dessa forma, indicamos que as podas sejam realizadas quando visualizar a presença de flores ou folhas secas. Isso porque a remoção das mesmas irá auxiliar no desenvolvimento saudável da planta.
32. Falando no desenvolvimento dela, o que pode ajudar nesse aspecto é a adubação trimestral. Assim, a cada três meses pode optar por um adubo orgânico para alimentar o solo.
33. Entre os melhores adubos para essa planta em específico, está o húmus de minhoca, que inclusive conta com um excelente custo-benefício.
34. E um truque bem interessante é incluir um pouco de areia junto à terra, fazendo com que o solo tenha esse material capaz de auxiliar no processo de realização da drenagem.
35. Na prática essa dica simples fará muita diferença, uma vez que assim poderá evitar o encharcamento do solo, aspecto que pode gerar um efeito não saudável para a planta.
36. Para iniciar o cultivo, uma boa maneira é a partir da realização de mudas, o que ocorre por meio de um processo simples e com altas chances de dar certo.
37. Para isso, basta cortar um galho da planta que esteja saudável e com pelo menos 20cm de altura. Após isso, enterre 1/3 dele na terra já misturada por areia, dica que já explicamos acima.
38. Apesar do Camarão Amarelo se desenvolver bem a Sol pleno, a sugestão é que essa mantido em espaço de sombra até que seja enraizado.
39. Antes mesmo de enraizar, é preciso seguir com alguns cuidados para que a poda dê certo como o esperado, sendo o principal deles a rega em regularidade suficiente para manter a umidade do solo.
40. E caso não queira incluir areia no vaso, pode adicionar britas. A funcionalidade será a mesma, auxiliando na etapa de drenagem do solo.
41. No entanto, vale citar que essa dica acaba sendo especificamente voltada para quem vai manter a planta em vasos. Caso opte por colocá-la diretamente no solo, não se torna necessário.
42. Porém, se atente ao fato de que é importante que o solo seja rico em material orgânico, pois quanto mais isso for trabalhado, mais a planta pode se desenvolver, sobretudo por nesses casos conseguir atingir sua altura máxima.
43. Um ponto bastante positivo dessa planta é que suas flores são mantidas por praticamente todo o ano, embelezando qualquer espaço por meio das pétalas brancas que surgem em meio ao amarelo intenso.
44. Mas é na primavera e no verão que a floração se torna mais intensa, fazendo com que uma maior quantidade de flores surjam e dando a elas até mesmo um tom mais vivo de amarelo, chegando a se assemelhar com o dourado em alguns casos.
45. Por sinal, caso esteja iniciando o plantio agora, pode ficar tranquilo! Leva poucas semanas até que a planta comece a se desenvolver bem, podendo florescer rapidamente quando bem cuidada.
46. Caso opte por manter a Camarão Amarelo em áreas externas como jardins tropicais, se prepare para receber a visita de muitas aves. Inclusive, uma curiosidade é que essa é uma das flores preferidas do Beija-flor!
47. Abelhas também são atraídas para a planta, o que certamente vai colaborar para dar vida ao seu espaço externo. Assim, indicamos seu cultivo especialmente para quem busca atrair polinizadores.
48. Também não precisa de muito espaço para cultivar a planta, podendo fazer uso de pequenas varandas ou até mesmo um quintal.
49. Com relação às pragas, a planta se mostra resistente mas pode ser afetada por pulgões, por exemplo. Para evitar danos a ela, fique atento ao caule e também às folhas, onde pode verificar possíveis infestações.
50. Esperamos que tenha gostado de conhecer mais do Camarão amarelo e suas principais características. E se você, assim como eu, gosta de plantas, já falamos de outras espécies por aqui, então aproveite para conferir!